Brasil pode aproveitar crescimento da Ásia Central, afirma diplomata

Da Redação | 26/04/2018, 18h02

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (26) a indicação da diplomata Márcia Donner Abreu para embaixadora brasileira no Cazaquistão, acumulada com o Turcomenistão e a República Quirguiz, ou Quirguistão.

Na sabatina, Márcia Donner destacou que a Ásia Central, onde se localizam os três países, tem ganhado relevância geopolítica e econômica neste século. A região abriga riquezas minerais e consolida laços com China, Rússia e outros atores importantes a nível global.

O Cazaquistão, juntamente com o Azerbaijão e o Uzbequistão, tem atraído investimentos para os setores de gás e petróleo, levando a uma explosão de crescimento econômico, como ressaltou.

— O Cazaquistão hoje tem uma renda per capta de US$ 25 mil, equivalente à da Coreia do Sul, com índices de igualdade equivalentes aos da Suécia, Suíça e Noruega — afirmou a diplomata.

O cenário de riqueza, no entanto, é confrontado com um intercâmbio comercial ainda pequeno com o Brasil — E meu desafio é superar esse estágio — afirmou a embaixadora indicada.

Márcia Donner disse que as três nações são importadoras de alimentos e de produtos industrializados, janelas de oportunidades que podem ser abertas por exportadores brasileiros. A diplomata pretende viabilizar a realização de uma feira de produtos brasileiros e visitas de comitivas empresariais a Astana (capital do Cazaquistão), assim como negociar a venda de aviões militares brasileiros.

A análise da indicação segue agora para o Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)