José Medeiros critica decisão do STF de afastar de Moro delações que mencionam Lula

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2018, 18h46

O senador José Medeiros (Pode-MT) criticou nesta quarta-feira (25) em Plenário a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal de, na prática, afastar do juiz federal Sérgio Moro os processos relacionados ao ex-presidente Lula, ao decidir que as delações dos ex-executivos da Odebrecht não têm relação com os desvios da Petrobras, investigados pela Operação Lava Jato.

Está em curso, obviamente, uma grande estratégia para soltar o líder e, depois, torná-lo candidato. Se for candidato, não tem problema. Mas o questionamento que eu faço é o seguinte: se for para soltar um, tem que soltar todos — afirmou o senador.

Ele disse que o PT tenta “contornar o Judiciário” de acordo com o nome do réu, e advertiu que a lei deve ser igual para todos. Para Medeiros, “a população está sendo driblada” em suas esperanças com a Operação Lava Jato.

Medeiros chamou atenção para o sentimento crescente de indignação diante da tentativa de, segundo ele, “melar” a prisão de Lula, condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O senador ainda criticou o “realismo fantástico” da narrativa dos partidários de Lula. E afirmou que tanto a aprovação da reforma trabalhista quanto a Operação Lava Jato são resultado da falta de responsabilidade dos governos do PT.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)