Flexa Ribeiro destaca aprovação, em comissão da Câmara, de novas regras para criar municípios

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2018, 16h00

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comemorou nesta quarta-feira (25) a aprovação, por comissão especial da Câmara, do PLS 199/2015 — Complementar, que define os procedimentos para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O texto foi aprovado pela comissão sem alterações e por unanimidade, destacou Flexa, salientando que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se comprometeu e votou a proposta antes do dia 15 de maio, a pedido do relator, o deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO).

Flexa ressaltou que o projeto, apresentado por ele, beneficiará moradores de distritos como Castelo dos Sonhos, Moraes de Almeida, Caracol, Guaracira, além da Vila de Joaba e diversos outros, no Pará. Segundo o senador, essas localidades não têm a presença do poder público em razão das longas distâncias, mas poderão ser beneficiadas com a aprovação do projeto.

— Estes brasileiros que sofrem por se encontrarem em localidades onde a administração municipal é quase zero, em razão das longas distâncias, em especial, da região amazônica, mostraram sua força, quando lotaram a sala da comissão especial [da Câmara], para acompanhar a vitória expressiva do nosso projeto — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)