Kátia Abreu critica qualidade dos gastos em saúde do Tocantins

Da Redação | 24/04/2018, 16h31

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) lamentou nesta terça-feira (24) que a população do Tocantins não receba bons serviços de saúde, apesar de o estado ser o terceiro que mais gaste no setor. Segundo ela interior do estado tem 1,16 médico para cada grupo de mil habitantes, enquanto que, na região Norte, esse índice é de 0,47.

Kátia acrescentou que, com uma população de um milhão e meio de habitantes, a Organização Mundial de Saúde recomenda que Tocantins tenha um mínimo de 1.480 leitos e 90 mil internações. Só que o estado, apesar de ter 1.553 leitos, realiza apenas 77 mil cirurgias ao ano, número menor que o estimado pela OMS, criticou Kátia Abreu.

Ela informou ainda que no estado há 5.800 aguardando cirurgias, sendo 80% de média e baixa complexidades.

— Qual é o problema grave do tocantins? Nós investimos 23% na saúde, mas sabe de que forma? Quase 90% em mão-de-obra. Não sobra dinheiro para os insumos, não sobra dinheiro para alimentação, não sobra dinheiro para lavanderia, não sobra dinheiro para pagar os plantões. Então nós estamos vivendo uma excrescência. a média nacional é gastar no máximo 60% com mão-de-obra, com folha, e gastar 40% com insumos.

Segundo Kátia Abreu, esse cenário decorre da calamidade política no estado. Recentemente, o governador foi cassado pela justiça eleitoral. Por isso, a população terá de ir às urnas no dia 3 de junho para a escolha de um novo representante, que administrará o estado até o final do ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)