José Medeiros entra com representação no Conselho de Ética contra Gleisi Hoffmann

Da Redação | 24/04/2018, 19h14

O senador José Medeiros (Pode-MT) anunciou em Plenário nesta quarta-feira (24) ter protocolado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado uma representação contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pela entrevista que deu à rede de TV Al Jazeera, com sede no Qatar. No vídeo, Gleisi, que é presidente nacional do PT, afirma que a prisão do ex-presidente Lula tem motivação política e pede a todos que se unam à militância na luta para libertar o ex-presidente.

Para Medeiros, a atitude da senadora afrontou de forma grave o ordenamento jurídico do país. No documento, protocolado como Petição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (PCE) 5/2018, ele alega que a senadora abusou das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional (inciso I do art. 5º da Resolução 20/1993).

— A meu ver, a senadora quebrou o decoro e não reúne mais as condições de representação do povo brasileiro aqui, no Senado — afirmou.

A explicação da senadora, dada em Plenário na semana passada, afirma que a entrevista dada à Al Jazeera teve o mesmo conteúdo das que concedeu à BBC, de Londres, à agência EFE, da Espanha, à TV SIC, de Portugal, à Agence France-Presse, da França. E que as críticas que estava recebendo eram decorrentes do preconceito com o povo árabe.

O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto Souza (PMDB-MA) encaminhou a representação para análise jurídica da Advocacia do Senado quanto à admissibilidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)