Fátima Bezerra destaca preocupação com a descontinuidade do Parfor

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/04/2018, 18h01

Em pronunciamento nesta terça-feira (24), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), destacou a audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) sobre o Plano Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, o Parfor, e ressaltou preocupação com o possível cancelamento do programa.

Ao destacar a participação de secretários municipais de educação e dos coordenadores do Fórum Nacional na audiência realizada pela CE, Fátima Bezerra explicou que o Parfor é uma política exitosa, voltada para professores com atuação na rede pública de ensino, mas que ainda não têm a devida formação.

Segundo Fátima Bezerra, o Parfor já atendeu profissionais de mais de 3 mil municípios, em regime de colaboração entre a União, a Capes, os estados e o Distrito Federal. De acordo com a senador, 28.925 escolas já foram atendidas.

Ela manifestou preocupação, no entanto, com uma medida do Ministério da Educação que publicou três editais relacionados à formação de professores sem nenhuma referência ao Parfor.

— Esse anúncio, repito, surpreendeu e causou muita preocupação, porque não há simplesmente nenhuma linha com relação ao Parfor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)