Hélio José presta homenagem a Brasília

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/04/2018, 16h59

O senador Hélio José (Pros-DF) prestou homenagem nesta segunda-feira (23) à cidade de Brasília, completou 58 anos no último sábado. Ele lembrou o caráter nacional da Brasília e enalteceu a história da capital, fundada em 1960 por Juscelino Kubitschek (1902-1976). Para o senador, Brasília sofre críticas injustas, relacionadas aos gastos públicos.

— Aqui nós temos gaúchos, aqui nós temos nortistas, aqui temos nordestinos, aqui temos pessoas do Centro-Oeste e pessoas do Sudeste. O Brasil todo se faz presente na capital de todos os brasileiros. O Brasil tem a quinta maior extensão [territorial] em todo o planeta, de modo que a melhor posição para o exercício do poder é, de fato, um ponto central do nosso território, que é o caso de Brasília — declarou.

Quanto à situação vivida pela cidade do Rio de Janeiro, que tem passado por uma crise econômica e social, Hélio José negou haja qualquer relação com a mudança da capital para Brasília. Para ele, essa é outra crítica injusta que se faz a Brasília.

— Devemos refutar as críticas mais injustas que nossa cidade ainda recebe, como a ideia, por exemplo, de que sua transferência subtraiu do Rio de Janeiro, antiga capital, as condições de se viabilizar como metrópole próspera e bem desenvolvida. Com todo respeito, os atuais descaminhos da capital fluminense decorrem em boa parte de suas próprias escolhas, nada têm a ver com a transferência [da capital] para Brasília — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)