Marta Suplicy defende nova formação para os professores do ensino médio

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2018, 17h49

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) afirmou nesta quarta-feira (18) em Plenário que o grande desafio do país no setor da educação é a implantação do novo ensino médio. Segundo ela, isso requer a capacitação de professores, cuja formação pelas universidades ainda está baseada nos parâmetros antigos e que precisa ser aperfeiçoada.

— As faculdades vão ter que se readaptar no ensino. E que se readaptem, porque nós temos uma evasão enorme desses cursos. Os professores têm uma formação precária, eles também não ficam nos cursos e o que eles aprendem faz eles darem aulas que também não estão sendo satisfatórias. Por isso essa reforma está sendo pensada. Mas nós não vamos chegar a lugar nenhum se nós não conseguirmos mudar as universidades que formam os professores — declarou.

Marta Suplicy lembrou ainda que a proposta da Base Nacional Comum Curricular relativa ao ensino médio começará a ser discutida nos estados. Para ela, a discussão deve levar em conta, principalmente, a opinião dos professores que estão nas salas de aula, sem que, com isso, haja desprezo quanto ao pensamento dos dirigentes e representantes de classe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)