Valdir Raupp destaca qualidade do café produzido em Rondônia

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/04/2018, 16h06

Em discurso nesta segunda-feira (16), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), ressaltou o reconhecimento da qualidade do café rondoniense. Ele registrou a vitória da cidade de Cacoal, pelo segundo ano consecutivo, no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora 2017. E afirmou que isso proporcionará a criação de uma "massa crítica" sobre a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica.

Segundo Valdir Raupp, o concurso teve participação de 231 produtores, de 30 municípios inscritos. Após um processo de análise física, 30 amostras foram selecionadas por especialistas, para análise sensorial, por meio de degustação, disse ele.

Raupp informou que, além de Cacoal, a comitiva do concurso também visitou propriedades de café dos municípios de Rolim de Moura e Nova Brasilândia, também em Rondônia, além do complexo turístico Cacoal Selva Park.

O parlamentar disse sentir orgulho por ter contribuído com esse processo, tanto em sua gestão à frente do governo do estado quanto agora, enquanto senador. A expectativa, segundo ele, é a de que esses especialistas tenham voltado para seus estados com uma nova visão sobre o potencial de Rondônia como polo produtor de café de qualidade e de agricultura sustentável.

— Hoje, nós somos o quinto produtor, mas na velocidade em que estamos indo com essa variedade de café, nós vamos chegar muito próximos, muito rápido à quarta, à terceira maior potência na produção de café do Brasil — declarou Raupp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)