CRE celebra reaproximação entre Coreias do Norte e do Sul

Da Redação | 12/04/2018, 18h55

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (12) um voto de congratulações e solidariedade aos governos da Coreia do Norte e da Coreia do Sul (RRE 15/2018).

A iniciativa partiu do presidente do colegiado, Fernando Collor (PTC-AL), e é alusiva ao encontro a ser realizado entre os líderes dos dois países. Kim Jong-un, da Coreia do Norte, e Moon Jae-in, da Coreia do Sul, têm encontro marcado para o dia 27 de abril na cidade de Panmunjon, uma zona desmilitarizada que fica na fronteira.

Collor disse esperar que a retomada das negociações signifique um novo marco de reaproximação entre as duas Coreias.

— Oxalá estejamos presenciando um momento histórico, acalentado por toda a comunidade internacional. É o primeiro encontro entre líderes dos dois países em mais de dez anos. Quando esteve na China recentemente, Kim Jong-nn voltou a reiterar sua oferta de desnuclearização da península coreana — reforçou.

Collor finalizou lembrando que este será apenas o terceiro encontro de cúpula dos países desde 1953, quando houve a divisão do território. E a primeira vez em que uma reunião como esta não ocorre em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte.

Mundo árabe

Também na reunião desta quinta-feira, o presidente da CRE fez um relato sobre visita oficial à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos, entre o fim de março e o início de abril. O senador chamou a atenção para o intenso esforço de modernização empreendido pelas autoridades dos dois países, aproveitando a riqueza proveniente do petróleo para a construção de um novo modelo econômico, que será calcado no conhecimento e no desenvolvimento científico e tecnológico.

— Na Arábia Saudita, o jovem príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, de 32 anos, tem tomado medidas visando revitalizar a economia. Com isso, e com reformas sociais aceleradas e sem precedentes, ele quer projetar a imagem de um reino moderno. Riad [a capital] transformou-se num gigantesco canteiro de obras. Estão sendo construídas novas linhas de metrô, amplas avenidas, viadutos e dezenas de prédios moderníssimos. A paisagem muda rapidamente — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)