CRE aprova acordo entre Brasil e Colômbia para facilitar investimentos

Da Redação | 12/04/2018, 13h31

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (12) o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre Brasil e Colômbia (PDS 19/2018).

O relator do projeto foi o senador Armando Monteiro (PTB-PE), que admitiu sentir uma satisfação pessoal por sua aprovação e entrada em vigor o mais brevemente possível, pois o acordo foi negociado e assinado enquanto ele ocupava o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior em 2015, durante o governo de Dilma Rousseff.

Superávits com a Colômbia

Durante a discussão, Armando Monteiro explicitou que um dos objetivos do acordo é incentivar a internacionalização das empresas brasileiras nos países que fazem parte da Aliança do Pacífico. Ele reforçou que nos últimos dois anos o superavit brasileiro em trocas comerciais com a Colômbia chegou a US$ 2,3 bilhões.

- Na América do Sul, o país vizinho é o 4º maior destino de nossas exportações, e a 3ª principal origem de suas importações. Segundo a Fundação Dom Cabral, a Colômbia é hoje o 4ª país onde há mais empresas brasileiras instaladas, atrás só de Chile, Argentina e Estados Unidos - explicou.

O senador citou ainda que os investimentos de empresas colombianas no mercado brasileiro somaram quase US$ 600 milhões entre 2013 e 2017. Entre as áreas que têm atraído os investimentos, estão a extração de petróleo e gás natural e a fabricação de produtos alimentícios.

Como vai funcionar

O senador detalhou que o acordo tem como um de seus pilares a criação de um Comitê Conjunto, que fará a interlocução entre os setores público e privado dos dois países. Estará focado na mitigação de riscos, na governança institucional e em agendas temáticas de facilitação de investimentos. Outra peculiaridade é que o acordo também trata de medidas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

O projeto segue para análise do Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)