Congresso recebe exposição interativa do IBGE

Da Redação | 11/04/2018, 18h08

Os servidores e visitantes do Congresso podem conferir, até 22 de abril, a exposição O IBGE mais perto de você, montada no Salão Negro. A mostra permite, por meio de um mapa interativo, percorrer mais de oito milhões de quilômetros do território brasileiro. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, o mapa deve ser considerado como um ícone, uma manifestação simbólica de um momento em que o IBGE se aproxima da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

— Este enorme mapa é um pequeno exemplo dessa aproximação. Que ele possa se tornar perene e que o nosso produto seja cada vez mais exposto aqui — afirma.

O mapa interativo revela que, entre 2012 e 2014, cerca de 4,6% do território brasileiro sofreram algum tipo de alteração em sua cobertura, com a expansão da agricultura, das pastagens com manejo, da silvicultura e das áreas artificiais. As florestas sofreram redução de 0,8% no período. Já as pastagens naturais tiveram redução de 9,4%.

Na exposição, também estão disponíveis totens para navegação nas ferramentas digitais do IBGE, que é o principal provedor de dados e informações oficiais sobre o país e atende a diversos segmentos da sociedade.

Horários

A exposição pode ser visitada de segunda a domingo, das 9h às 17h.

Com informações do IBGE

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Agricultura Cultura IBGE