Torres do Congresso terão projeção para relembrar o Holocausto

cristina-sudbrack | 10/04/2018, 18h44

Nesta quarta-feira (11), o edifício do Congresso Nacional terá suas duas torres iluminadas com a frase “Holocausto Nunca Mais”. A iniciativa é do Museu do Holocausto de Curitiba e da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e conta com o apoio do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). O Senado cedeu a utilização do espaço após autorização do presidente da Casa, Eunício Oliveira, e da diretora-geral, Ilana Trombka.

— A ideia é relembrar essa tragédia histórica que tanta dor causou — disse Luiz Carlos Creutz, assessor legislativo do senador, que afirmou tratar-se de uma iniciativa cultural.

O Holocausto é como ficou conhecido o genocídio de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, por meio de um programa sistemático de extermínio étnico, patrocinado pelo estado nazista, liderado pelo ditador Adolph Hitler e pelo Partido Nazista Alemão. O assassinato em massa de judeus não ocorreu só na Alemanha, mas nos países que apoiaram o Eixo e nos territórios ocupados pelo Terceiro Reich durante a guerra.

Luiz Carlos diz que a projeção tem objetivo de despertar o interesse de quem quiser conhecer a história e o que motivou o Holocausto, de modo que busquem meios para se informar melhor sobre essa tragédia. Ele lembra que, além dos judeus, outras minorias como ciganos e imigrantes também foram perseguidos. Observou ainda que não há intenção de chocar com imagens fortes, seguindo a proposta da exposição Shoá – o Holocausto: como foi humanamente possível?, que está na Câmara e apresenta depoimentos sobre a experiência de judeus que sobreviveram.

Exposição na Câmara

A exposição Shoá — o Holocausto: como foi humanamente possível? pode ser visitada até esta quarta-feira (11) no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. O objetivo é estimular a reflexão sobre o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra. A mostra, organizada pelo departamento de Exposições Itinerantes do Yad Vashem (Centro Mundial de Lembrança do Holocausto), em Jerusalém, Israel, tem curadoria de Rinat Harris-Pavis e consultoria de Avraham Milgram, tendo sido exposta na Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)