Fátima Bezerra diz que prisão de Lula é ataque à democracia

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/04/2018, 15h47

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou nesta terça-feira (10) em Plenário que a prisão do ex-presidente Lula é um ataque à democracia e consiste numa espécie de “impeachment preventivo” destinado a controlar o processo eleitoral deste ano.

Ela sublinhou que acredita na inocência de Lula, condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e classificou a prisão do ex-presidente como inconstitucional, pois o mandado de prisão teria sido expedido com velocidade incomum, antes de esgotados todos os recursos.

— Mas Lula, como ele mesmo afirma, aprendeu a não abaixar a cabeça. Está enfrentando seus algozes com a serenidade dos inocentes, com a grandeza dos verdadeiros líderes — declarou Fátima Bezerra

Segundo a senadora, ao resistir à prisão, Lula “escreveu a história de sua própria prisão política” e transformou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em "trincheira de resistência democrática". Fátima Bezerra disse esperar que o Supremo Tribunal Federal revise sua posição sobre a prisão somente após o trânsito em julgado. Pois, em sua opinião, a interpretação em vigor hoje no Brasil, pela qual se permite o cumprimento da pena a partir da condenação em segunda instância, colide com o texto constitucional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)