Formação de professores no Brasil será debatida em audiência pública

Da Redação | 09/04/2018, 11h35

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promoverá audiência pública nesta terça-feira (10) para tratar da formação de professores no Brasil. A discussão terá como foco as medidas relacionadas a nova Política Nacional de Formação de Professores anunciadas pelo Poder Executivo. O objetivo do debate é detalhar o plano proposto pelo governo.

No fim de fevereiro, o governo federal anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para a criação de novas vagas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa de Residência Pedagógica e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A intenção é investir no compromisso com a valorização dos docentes no Brasil.

A sugestão da audiência é da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que pretende ouvir especialistas em educação e gestores públicos para contribuir com possíveis recomendações à nova política.

“É dever do Legislativo acompanhar, fiscalizar e promover ações que visem a melhoria da política de fomento à educação, ainda mais diante da necessidade de reforçar ações para a educação básica ofertada. Essa é prioridade para o país”, afirmou a senadora ao requerer a audiência.

Convidados

Para debater o assunto, foram convidados Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; Malvina Tania Tuttman, conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação; e Carolina Tavares, representante do Movimento Todos pela Educação.

A lista de convidados inclui ainda Evilen Campos, diretora-substituta de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Ministério da Educação e a coordenadora do Fórum Nacional dos Coordenadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Josenilda Maués.

A reunião está marcada para às 11h, na sala 15 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. A audiência será realizada em caráter interativo, com possibilidade de participação popular pelo Portal e-Cidadania e pelo Alô Senado (0800-612211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)