José Medeiros ressalta importância da educação na primeira infância

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/04/2018, 17h32

O senador José Medeiros (Pode-MT) destacou nesta segunda-feira (2) a importância da educação na primeira infância. Crianças entre zero e seis anos, disse o senador, devem ser estimuladas continuamente para que não cresçam em desvantagem na sociedade. E é preciso manter políticas públicas assegurar boas condições para as crianças em seu ambiente familiar.

— Se uma criança não for bem estimulada durante a sua concepção e até os seus seis anos de idade, mas principalmente durante os primeiros mil dias, ela vai ter dificuldades no seu aprendizado, porque o cérebro não vai saber aprender. É isso! Se essa criança não foi devidamente estimulada, se ela for negligenciada, se ela foi colocada em um ambiente de um estresse permanentemente crônico, ela ser uma criança que enfrentará dificuldades. E quando começar a estudar, já vai começar em condições de desigualdade com seus coleguinhas — afirmou o senador, mencionando um curso sobre o tema que teve oportunidade fazer recentemente.

Medeiros disse esperar que o programa federal Criança Feliz não fique com o “carimbo do governo Michel Temer”, mas evolua para um programa de Estado equivalente a uma “intervenção federal” na educação das crianças. O senador disse que há uma relação entre a educação de qualidade e o aumento da segurança pública, da produtividade e do nível do debate público. E condenou o que chamou de “partidarizar o ensino”.

— O que nós precisamos é conhecimento e conhecimento que traga resultados ao nosso país. Enquanto ficam discutindo essas filigranas, o país está aí no atraso. E essa bancada do atraso, essa bancada do retrocesso, o que eles querem é isso, é um país atrasado, é um país manietado — afirmou Medeiros, criticando a partidarização do tema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)