Síndrome de Down é condição genética e não doença, destaca Hélio José

Da Redação | 22/03/2018, 12h58

Ao lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março - o senador Hélio José (Pros-DF) lamentou o fato de ainda haver muito preconceito e falta de informação sobre o tema. Segundo o parlamentar, não se trata de uma doença, mas de uma condição genética, uma vez que a pessoa com Down tem 47 cromossomos em vez dos habituais 46.

Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (22), o representante do Distrito Federal lembrou que uma a cada 700 pessoas no mundo têm essa diferenciação genética, independente de cor, classe social ou região geográfica. Ainda segundo ele, a pessoa com Down tem condições de estudar, trabalhar e ocupar um lugar digno na sociedade, com plenas condições de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

— Quem tem síndrome não é doente, nem deficiente, mas uma pessoa com necessidade específica — afirmou.

Na opinião do parlamentar, palavras inadequadas são veículos de preconceito, por isso ele lembrou que o termo 'portador' caiu em desuso.

— É essencial que a sociedade entenda que atitudes negativas ou mesmo falta de conhecimento sobre o potencial dos indivíduos com Down impedem ou mesmo dificultam o acesso deles às oportunidades de darem alguma contribuição a mais à sociedade. Por isso convoco a todos com Down para que se sintam empoderados e reclamem seus direitos e oportunidades — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)