Lasier lamenta briga entre ministros do STF e defende mudança na indicação ao cargo

Da Redação | 22/03/2018, 13h34

O senador Lasier Martins (PSD-RS), em discurso nesta quinta-feira (22), lamentou o conflito entre os ministros do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso e Gilmar Mendes, ocorrido na última quarta-feira. A troca de insultos foi destaque na imprensa brasileira e se iniciou com Barroso reagindo a uma fala de Mendes, que criticava decisões anteriores do próprio STF.

Na opinião do parlamentar, o acontecimento foi lamentável sob todos os aspectos, pelo mau exemplo e pela má impressão que a Suprema Corte brasileira transmite com o “bate boca”, com o conflito que vem se repetindo e tem quase sempre o mesmo personagem envolvido: Gilmar Mendes, frisou.

Numa tentativa de evitar as indicações políticas de ministros do Judiciário, o que compete exclusivamente ao Presidente da República, a Casa deveria aprovar proposta que muda o rito dessas escolhas, defendeu o senador. A PEC 35/2015, do próprio Lasier, determina que a indicação para os cargos de ministros dos tribunais superiores saia de uma lista tríplice aprovada por um colegiado formado, entre outros, pelo presidente do STF, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho.

— [A discussão] foi mais uma comprovação de que não podemos mais continuar admitindo indicações políticas, como tem acontecido. A todo instante em que há uma vaga no Supremo Tribunal Federal e nos tribunais superiores é a mesma coisa, indicações políticas que acabam redundando nesta triste episódio de ontem, de repercussão mundial, num mau exemplo e numa desmoralização - por que não? - que sofre nossa Suprema Corte – opinou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)