CDH celebra o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down

Da Redação | 21/03/2018, 15h13

Com o auditório Petrônio Portela do Senado lotado, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down nesta quarta-feira (21). Dança, teatro, música, desfile de moda e apresentação de documentários marcaram o evento, que teve objetivo de conscientizar a população.

A data escolhida, 21 de março, tem relação com o fato de o portador da síndrome ter três cromossomos no par 21, em vez de dois, como explicou a contadora de histórias, escritora e professora Nyedja Gennari.

O senador Romário (Pode-RJ), lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu para 2018 a reflexão sobre como as pessoas com Down podem contribuir com a comunidade. E ressaltou que elas se destacam em muitas áreas — nas empresas, no esporte, na educação e na arte. Romário considerou “infeliz” a recente declaração da desembargadora Marília Castro Neves Vieira, do Rio de Janeiro, que criticou em um grupo da internet a contratação da professora potiguar Débora Seabra, portadora da síndrome de Down.

— Como a Débora existem no nosso país muitas pessoas que têm síndrome de Down e que podem, realmente, fazer muitas coisas que, talvez, quem não tenha nenhum tipo de deficiência não imagine que essas pessoas possam. Elas têm conseguido ampliar os espaços de convivência. Como qualquer cidadão, contribuem muito com e para a nossa sociedade. Não será excluindo que ficaremos mais ricos e fortes. Ao contrário, é incluindo — defendeu.

Uma forma de contribuir com a sociedade, disse o representante da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Porto Alegre, Fernando Barbosa, é participar da política.

— A inclusão das pessoas com síndrome de Down na política poderá tornar a sociedade mais tolerante, justa e com direitos iguais. Solicito aos senadores e deputados que aprovem leis para melhorar a inclusão das pessoas com síndrome de Down — disse.

Com a Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)