Recursos hídricos: Vanessa Grazziotin critica privatização de sistemas de abastecimento

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/03/2018, 16h35

Ao comentar a realização do Fórum Mundial da Água, em Brasília, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou as tentativas de privatização dos sistemas de abastecimento e saneamento no Brasil. Ela também mostrou preocupação com os planos de venda das estatais do setor elétrico, o que, em sua avaliação, resulta na privatização do controle de grande parte dos recursos hídricos.

A senadora atacou o decreto que permite ao governo federal privatizar as subsidiárias das estatais de economia mista, incluindo seis distribuidoras de energia na Região Norte. Vanessa classificou a medida como inconstitucional e prejudicial à nação

— Entramos com uma ação direta de inconstitucionalidade, porque é flagrantemente inconstitucional o decreto assinado pelo presidente [Temer], que abriu as portas para a privatização das subsidiárias de empresas públicas do Brasil.

Candidatas

Vanessa Grazziotin também cumprimentou o Supremo Tribunal Federal pela decisão de semana passada de destinar um mínimo de 30% do Fundo Eleitoral para candidatas mulheres. Para ela, a decisão corrige um erro da legislação e é um passo importante para a participação feminina na política.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)