Eunício assina convênio com Câmara Municipal do Rio de Janeiro para exibição de canal legislativo

Da Redação | 14/03/2018, 16h49

O Rio de Janeiro será a próxima capital do país a ter sinal digital aberto da TV Senado, hoje já presente em 21 capitais brasileiras. Para concretizar o novo canal, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, assinou nesta quarta-feira (14), o protocolo de intenções com o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Jorge Felippe (PMDB), e assegurou a transmissão do trabalho dos vereadores por meio da tecnologia de multiprogramação.

— Essa é uma luta que se estende há seis longos anos e graças à presteza, à atenção da administração do presidente Eunício, nós vimos transformado em realidade esse sonho do Parlamento da cidade do Rio de Janeiro, qual seja de nós termos uma TV aberta e aproximando ainda mais o Parlamento da população com transparência — afirmou Jorge Felippe.

Para Eunício Oliveira, além de proporcionar transparência na divulgação do trabalho legislativo e da atividade política, a parceria representa economia por meio da divisão dos custos operacionais. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro é a quarta instituição a completar a multiprogramação da TV Senado no estado, que já conta com a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa estadual. A multiprogramação é um recurso da TV Digital, disponível para as emissoras públicas, que possibilita transmissões distintas em um mesmo canal aberto.

— Nós tivemos uma preocupação de fazermos essa unificação de interesses para distribuir canais o máximo possível, são quatro canais digitais disponíveis, para que a população tenha conhecimento com transparência e também nós possamos dizer que a junção desses entes legislativos fez uma redução drástica de custos — afirmou o presidente do Senado.

A deputada federal Laura Carneiro (DEM-RJ) informou que, a partir da assinatura do convênio, os envolvidos terão 90 dias para organizar a parte técnica que permitirá o funcionamento do canal.

— Qual a importância disso? Primeiro, a transparência absoluta; segundo, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro deixa de depender da Alerj — destacou a deputada fluminense ao lembrar que as ações da Câmara Municipal só são transmitidas pela Internet ou em poucos horários pela TV Assembleia.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)