Batalha comenta projeto que trata do reembolso a passageiros por bilhete não utilizado

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2018, 16h53

Segue para Câmara dos Deputados projeto do senador licenciado Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que estabelece prazo máximo de sete dias para as empresas aéreas reembolsarem passageiros por bilhetes não utilizados.

O senador Elber Batalha (PSB-SE) lembrou que a indenização deverá ser corrigida monetariamente e a empresa que descumprir será multada em até 100% do valor devido ao passageiro.

Ele explicou ainda que a proposta visa equilibrar os interesses do livre mercado e da concorrência com os dos usuários do transporte aéreo.

- Ainda não se pode falar em céu de brigadeiro, mas é, sem dúvida, um bom avanço na defesa do consumidor - disse.

Elber Batalha lembrou que, recentemente, decisões da Anac e de empresas aéreas prejudicaram os usuários.

No ano passado, por exemplo, a Anac autorizou o início da cobrança pelo despacho de bagagem. A agência do governo alegou que os valores dos bilhetes, com essa medida, iriam reduzir.

Mas foi justamente o contrário o que ocorreu, disse Elber Batalha, ao citar pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam aumento de 35,9%  e 16,9% do preço das passagens, entre julho e setembro do ano passado, respectivamente.

E, este ano, uma companhia aérea passou a cobrar pela marcação de assentos nos voos, acrescentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)