Aprovada indicação de João André Lima para a Embaixada do Brasil em El Salvador

Da Redação | 14/03/2018, 18h12

A indicação de João André Pinto Dias Lima para o cargo de embaixador do Brasil em El Salvador, encaminhada pelo presidente Michel Temer, foi aprovada em Plenário nesta quarta-feira (14). O diplomata é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e faz parte do Itamaraty desde 1983.

Em sabatina da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no último dia 8, João André Lima ressaltou que as relações Brasil-El Salvador estão "perfeitamente normalizadas", após um período "delicado, de algum esfriamento em maio de 2016". Isto porque o governo salvadorenho divulgou na época um comunicado oficial em que afirmava não reconhecer a administração de Michel Temer, pois seria "fruto de um processo de impeachment em que não caracterizou-se o crime de responsabilidade", chamando o processo de "golpe".

A proximidade internacional entre os dois países, contudo, já foi restabelecida, de acordo com Lima. Segundo ele, a reaproximação consolidou-se após a retomada do grupo de cooperação técnica entre os dois países, efetivada quando o chanceler de El Salvador, Hugo Martinez, visitou Brasília em outubro de 2017.

João André Lima já exerceu as funções de primeiro-secretário na embaixada brasileira em Lisboa (Portugal) e em Ottawa (Canadá). Lima também atuou como ministro de segunda classe e cônsul-geral adjunto no Consulado Geral em Chicago (Estados Unidos) e, desde 2013, é embaixador em Abuja, capital da Nigéria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)