Aprovada indicação de Ricardo Guerra de Araújo para Embaixada na Nigéria

Da Redação | 13/03/2018, 17h42

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (13) a indicação de Ricardo Guerra de Araújo para o cargo de embaixador do Brasil na Nigéria. Sabatinado no último dia 8 pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), o diplomata alertou que a Nigéria necessita da cooperação com outros países para suprir suas carências alimentares e deficiências de infraestrutura.

De acordo com Araújo, o maior potencial hoje está na agricultura. Os nigerianos já demandaram explicitamente máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil. Eles precisam modernizar e mecanizar a agricultura, pois é questão de segurança alimentar. A projeção é de que sejam exportados 20 mil tratores para lá.

Ele também acredita que a área de equipamentos militares pode ter muito peso nas exportações brasileiras para a Nigéria. O que envolve a venda de aeronaves como os super-tucanos (para ataque leve e treinamento avançado) e o KC-390 (para transporte de tropas). Além de drones, carros de combate Guarani e radares.

Uma das prioridades do exército nigeriano, explicou, é combater o grupo terrorista Boko Haram, que controla parte do nordeste do país. Eles também desejam colaboração com o Exército Brasileiro no treinamento de combate em selva e na formação de pilotos de helicópteros, revelou.

Entre as funções desempenhadas por Ricardo Guerra de Araújo destacam-se a de chefe do setor econômico na Embaixada em Praga; Coordenador das Negociações Comerciais Interregionais Mercosul-EU na Delegação Permanente junto à Comissão Europeia em Bruxelas; secretário-executivo da delegação brasileira para as reuniões da Comissão Mista Econômica Bilateral Brasil-Alemanha; chefe dos setores OCDE/Econômico na Embaixada em Paris; e, encarregado de Negócios e ministro-conselheiro na Embaixada em Sófia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)