Doença de Parkinson é tema de audiência na Comissão de Direitos Humanos

Da Redação | 09/03/2018, 12h55

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) fará audiência pública para debater a instituição de abril como o mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson. A reunião será segunda-feira (12), a partir das 9h.

A iniciativa do debate é do senador Paulo Paim (PT-RS), que lembrou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo os quais há no mundo cerca de 4,7 milhões de pessoas com a enfermidade. No Brasil, estima-se que 300 mil pacientes tenham a doença.

"O tratamento necessita, além dos médicos e dos indispensáveis medicamentos, da ação de outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, professores de artes e de práticas de atividades físicas e esportivas, além daqueles que atuam nos segmentos do convívio social e de apoio a familiares fragilizados", lembrou Paim no requerimento que pediu a audiência.

Ainda segundo o senador, o quadro de dificuldades vivido por doentes e familiares impõe medidas por parte da sociedade e do Estado - incluindo o Poder Legislativo - de forma a garantir melhor qualidade de vida a este universo de brasileiros.

O Dia Mundial da Doença de Parkinson é em 11 de abril. Foi nessa data, em 1755, que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817.

Convidados

Foram chamados para participar da audiência a coordenadora do Programa Farmácia Popular, Cleonice Lisbete da Silva Gama; a professora Danielle Lanzer, da Universidade Federal de Goiás (UFG); a professora Elaine Del-Bel, da Universidade de São Paulo (USP); o médico neurologista Nasser Allam; o assessor do Sindicato dos Servidores Das Justiças Federais do Rio de Janeiro, Alexandre Teixeira Marques; e a coordenadora da Rede de Apoio Neuromat a Amigos e Pessoas com Doença de Parkinson, Maria Elisa Piemonte.

Interatividade

A audiência será realizada de forma interativa, com a possibilidade de participação popular.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)