Apesar da luta, mulheres estão longe de encontrar igualdade, aponta Pedro Chaves

Da Redação | 08/03/2018, 13h39

Apesar de séculos de lutas, as mulheres ainda estão longe de encontrar igualdade no mercado de trabalho e na política, apontou o senador Pedro Chaves (PRB-MS) em discurso no Plenário nesta quinta-feira (8).

De acordo com o Relatório de Desigualdade Global de Gênero 2017, estudo do Fórum Econômico Mundial, seriam necessários 100 anos para acabar com a desigualdade de gênero em todo o mundo:

- A pior situação é a do mercado de trabalho, em que a organização estima que são necessários 217 anos para acabar com a desigualdade. [...] Dados do IBGE indicam que as mulheres ganham em média 75% do que os homens ganham – lamentou.

O senador disse também que o resultado das eleições de 2016 mostrou que houve retrocesso na representação política tanto no Executivo quanto no Legislativo. Ele registrou ainda que são elevadas e recorrentes as demonstrações de desigualdade, exclusão e violência contra as mulheres.

-  Infelizmente as mudanças ainda são tímidas, malgrado o longo caminho já percorrido pelos movimentos feministas – disse Chaves.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)