Fátima Bezerra protesta contra cobrança abusiva de passagens aéreas

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/03/2018, 17h43

Em pronunciamento nesta quarta-feira (7), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) protestou contra a cobrança pelo despacho de bagagens nas viagens aéreas, o que se soma aos preços altos das próprias passagens. Ela registrou a realização de audiência pública sobre o tema, no dia anterior, pelas comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços Infraestrutura (CI). Na audiência, os senadores criticaram a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil.

Fátima Bezerra afirmou que a promessa da Anac de que os consumidores seriam beneficiados com a medida não foi cumprida. E ressaltou que, ao invés disso, as empresas aéreas aumentaram o valor das passagens em cerca de 35,9% já nos três primeiros meses de vigência da cobrança, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além de não diminuírem o preço e não ampliarem a oferta de voos, as empresas ainda querem passar a cobrar pela marcação dos assentos no momento da aquisição do bilhete, reclamou a senadora.

— Eu já disse aqui diversas vezes: lá no Rio Grande do Norte são uma verdadeira via-crúcis os deslocamentos do Rio Grande do Norte para os demais estados da Federação, especialmente, por exemplo, para Brasília, para o Sul, para o Sudeste — afirmou Fátima Bezerra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)