Armando Monteiro defende maior participação feminina na política

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/03/2018, 19h08

Ao destacar a luta das mulheres constituintes — homenageadas hoje com o Diploma Bertha Lutz — pela igualdade de gênero e por uma sociedade mais justa, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) citou o projeto Mulheres Inspiradoras, que revela que o Brasil ocupa a posição de número 115 no ranking de participação feminina na política, num universo de 138 países.

Segundo o estudo, apenas 10% das vagas do Congresso Nacional são ocupadas por mulheres, apesar de elas representarem mais da metade da população brasileira, disse o senador.

— A participação feminina na política merece, portanto, ser debatida e ampliada. em nosso entendimento, os símbolos da causa feminina têm o papel de transformação na sociedade — defendeu.

O senador Armando Monteiro homenageou, particularmente, a deputada federal constituinte Cristina Tavares, natural de Garanhuns, em Pernambuco.

Na década de 1960, ela iniciou sua atuação política em movimentos culturais e estudantis. Jornalista, Cristina Tavares fundou, em 1983, no Recife, o centro de estudos políticos e sociais Teotônio Vilela, lembrou ele.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)