Tebet: Congresso pode aprovar plano nacional de segurança pública em 15 dias

Da Redação | 06/03/2018, 18h07

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) afirmou em Plenário nesta terça-feira (6) que o Congresso Nacional tem condições de aprovar rapidamente um plano nacional para a segurança pública do país. Durante a sessão temática para debater o tema, ela se dirigiu às autoridades do setor, entre elas o ministro Raul Jungmann, titular da pasta recém-criada.

— Meu apelo é que não saiam dos seus cargos sem entregarem para o Congresso o plano nacional, para que possamos votá-lo. Podemos fazer aqui um esforço concentrado e aprovar em 15 dias. Todos nós conhecemos o diagnóstico, falta aplicar o remédio.

Simone criticou a falta de planejamento na segurança pública brasileira que, segundo ela, leva os recursos disponíveis a serem excessivamente contingenciados. Além disso, na sua avaliação, a ausência de uma política unificadora faz com que as ações existentes sejam postas em prática de forma ineficiente. Ela deu o exemplo da execução penal: segundo a senadora, o Brasil “prende muito e prende mal”.

A senadora também destacou a realidade da sua terra, o Mato Grosso do Sul. Simone lamentou o fato de que o estado, que faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai, é mais lembrado pela entrada ilegal de drogas, armas e contrabando do que pelas belezas naturais e pela produção agropecuária. Segundo ela, o povo sul-matogrossense vive “indignado e amedrontado” com o tráfico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)