Batalha defende criação de Departamento Nacional de Polícia Judiciária

Da Redação | 06/03/2018, 18h51

O senador Elber Batalha (PSB-SE) afirmou nesta terça-feira (6), na sessão temática sobre segurança pública realizada no Plenário do Senado, serem necessárias "ideias criativas e ousadas, efetivas e duradouras" para combater a violência no Brasil.

Nesse sentido, o parlamentar destacou uma emenda apresentada por ele à MP 821/2018, que instituiu o Ministério da Segurança Pública, sugerindo a criação de um Departamento Nacional de Polícia Judiciária. O intuito, segundo Elber Batalha, é fortalecer os sistemas de investigação no país.

Ao informar que a emenda resultou de uma sugestão da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária, o senador explicou que caberá a esse Departamento Nacional de Polícia Judiciária substituir os sistemas de inteligência das polícias civis no compartilhamento das informações sobre ações de grupos de criminosos.

— Iniciamos os debates em torno da proposta de criação de um sistema único de segurança pública o que, a meu ver, é uma atitude muito salutar, porque diz respeito à integração de todos os sistemas de investigação criminal — declarou Elber Batalha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)