Renan Calheiros sugere pauta de segurança pública para o Congresso

Da Redação | 06/03/2018, 19h59

Durante a sessão temática promovida nesta terça-feira (6) para debater a segurança pública, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu a união de esforços para uma solução definitiva para o combate à violência. Ele defendeu maior participação da União, juntamente com os municípios, na área da segurança pública.

Renan disse que o Parlamento precisa se dedicar a questões como a regulamentação do artigo 144 da Constituição, que trata da segurança pública, a atualização do Código Penal e o estabelecimento de regras para o inquérito policial. Ele aproveitou para cobrar dos deputados a votação de projetos importantes que já foram aprovados no Senado e aguardam a deliberação da Câmara. Ele citou temas como o piso para o salário das polícias, as regras sobre o abuso de autoridade e o fim dos salários acima do teto constitucional.

O senador também criticou a intenção de alguns políticos de flexibilizar o Estatuto do Desarmamento, o que permitiria um acesso mais fácil da população à posse de armas de fogo. Renan asseverou que essa medida apenas levará ao aumento da violência.

Ele afirmou ainda que o Estado falha ao não aprovar temas prioritários e pediu uma maior integração entre os sistemas de segurança pública.

— O papel do presidente Michel Temer e dos ministros é deixar esse legado, do Plano Nacional de Segurança e da integração da segurança pública no país — disse Renan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)