Miguel Arraes poderá ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria

Da Redação | 06/03/2018, 17h03

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira o projeto (PLC 136/2017) que inclui o nome do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes (1916-2005), no Livro dos Heróis da Pátria.

A matéria recebeu voto favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que lembrou que Arraes tornou-se um mito entre a classe trabalhadora pernambucana, especialmente na área rural, por ter sido o primeiro governador a adotar políticas públicas de inclusão social desta população. Citou, entre outras diretrizes, a adoção de um salário mínimo aos trabalhadores de canaviais durante seu primeiro mandato como governador, entre 1962 e 1964.

- Esta medida desagradou demais os usineiros na época. Arraes ficou associado justamente à luta pela diminuição das desigualdades sociais de nosso país, e acabou sendo um dos primeiros cassados pelo golpe militar em 1964 - relembrou a senadora.

Devido à perseguição dos militares, Arraes fugiu para a Argélia. Só pôde retornar em 1979, como lembrou Lídice, após a aprovação da Lei de Anistia. Posteriormente engajou-se em lutas pela redemocratização, tendo sido novamente eleito governador de Pernambuco nos pleitos de 1986 e 1994.

- Foi um protagonista da nossa política, respeitado até o fim da vida - afirmou  Lídice em defesa da proposta.

A matéria será agora analisada pelo Plenário do Senado.

Audiências públicas

Também na reunião desta terça-feira, foi aprovado o pedido de Marta Suplicy (PMDB-SP) para que o colegiado discuta em audiência pública a nova Política Nacional de Formação de Professores.

Ela reforça que a nova política prevê a criação de 45 mil vagas por meio do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), 45 mil vagas no Programa de Residência Pedagógica e outras 100 mil vagas por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A realização da audiência teve o apoio da presidente Lúcia Vânia (PSB-GO), que informou que já iniciará os contatos visando sua realização em breve.

Também foi aprovado o pedido de Antonio Anastasia (PSDB-MG), para que o colegiado debata o controle externo das despesas na área da educação. A data desta audiência também será definida posteriormente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)