Viana defende integração das polícias e critica cortes no orçamento da segurança

Da Redação | 06/03/2018, 19h48

O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu a integração de todas as policias existentes no país, desde a guarda municipal até a Polícia Federal, como forma de dar combate efetivo à criminalidade. Em sua opinião o sistema atual é um "modelo fracassado que não vai a lugar nenhum' e dá espaço a uma quantidade enorme de mortes. Ele lembrou que em 2016 morreram no país mais de 61 mil pessoas vítimas da violência e previu um aumento no número de mortes.

— Defendo uma grande união nacional para dar resposta a sociedade. Só não acredito que com essa velha e carcomida estrutura de Estado nos vamos vencer o crime organizado — afirmou Jorge Viana durante a sessão temática sobre segurança pública, realizado no Plenário nesta terça-feira (6).

Jorge Vianna condenou a rigidez da política econômica, em busca de superávit nas contas públicas, o que a seu ver leva a uma piora no quadro de desemprego e violência. Como exemplo, relatou o caso do Acre, que no ano passado teve contingenciada parte dos R$ 70 milhões da emenda de bancada destinada à segurança pública. Desse total, sobraram R$ 30 milhões que até hoje não foram liberados.

— Desde que estou aqui estou lutando para que [se] vote um novo Código Penal para substituir o atual, que está em vigor desde os anos 40. O projeto está dormindo nas gavetas da CCJ. Pode ser que um novo Código Penal não resolva, mas que ajudará não tenha dúvida. Sou autor também de uma PEC propondo que o condenado por crime hediondo [cumpra] a pena em regime fechado, mas a gente não consegue mudar a Constituição. Aí pergunto: Isso não é um estímulo ao assassinato? — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)