Caiado defende penas mais duras para criminosos e investimento nos presídios

Da Redação | 06/03/2018, 17h52

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) cobrou medidas mais enérgicas do Estado contra a criminalidade, durante sessão temática sobre a segurança pública no Plenário do Senado, nesta terça-feira (6). Ele criticou os valores “irrisórios” repassados pelos governos petistas para o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e defendeu a aplicação do dobro da pena para os sentenciados, tanto para crimes hediondos quanto para primários.

— Foi criado um condicionamento em governos anteriores para que esse processo pudesse aflorar. É preciso combater o crime com firmeza e dureza da mão do Estado ou amanhã o Brasil vai pagar caro por aquilo, como o que estamos assistindo hoje no Rio de Janeiro e no Entorno de Brasília, zona de alto consumo de drogas — disse.

Para Caiado, é preciso atacar a causa do crime organizado, ou seja, os comandantes das facções que controlam a sociedade de dentro dos presídios.  Segundo ele, o estado de Goiás é disputado por 11 facções, e nas cidades do interior os pequenos comerciantes são obrigados a pagar uma propina mensal para não serem assaltados.

— Eles implantam um sistema que intimida toda a população brasileira, decidem quem vão abater, onde vamos circular e em que condições podemos produzir hoje no país. Que realidade é essa? Onde está a presença do Estado brasileiro? A função do Estado é encarcerar — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)