Anastasia defende articulação dos três Poderes para uma política de segurança

Da Redação | 06/03/2018, 20h12

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) elogiou nesta terça-feira (6) a iniciativa do Poder Legislativo em articulação com o Judiciário e o Executivo para a criação de uma política nacional de segurança pública. Em sessão temática sobre o tema, nesta terça-feira (6), o senador destacou a histórica falta de convergência entra as ações desenvolvidas na área das esferas federal, estadual e municipal.

— Essa falta de convergência nos levou, lamentavelmente, ao momento atual, que é uma verdadeira catástrofe — afirmou.

Para o senador, é necessário questionar e até modificar o perfil institucional dos vários órgãos e entidades envolvidos com a segurança pública. Anastasia entende que não basta o Poder Executivo atuar, mas que o Legislativo, o Judiciário, com o Ministério Público, precisam ter uma atuação conjunta, para a otimização dos recursos públicos.

— Precisamos ter um tripé: liderança firme dos Poderes, a vontade política e a prioridade na alocação de recursos, instrumentos, meios e criatividade. Não podemos ter medo ou preconceito com ideias novas. Devemos ser inovadores nos instrumentos, nas formas e nos meios para combatermos a criminalidade — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)