Voto impresso e segurança da urna eletrônica serão debatidos na CCJ

Da Redação | 05/03/2018, 11h33

A segurança das urnas eletrônicas e a implantação do voto impresso nas eleições de outubro de 2018 serão debatidas em audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta terça-feira (6), a partir das 10h.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, é um dos convidados. Na última quinta-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral aprovou uma resolução com regras para verificação do voto impresso em parte das urnas nas eleições de outubro.

Novidade nas eleições deste ano, o voto impresso deverá ser implantando em cerca de 30 mil (5%) das 600 mil urnas eletrônicas a serem usadas na votação, na qual o eleitor escolherá presidente, governador, senadores e deputados.

O pedido de audiência pública foi feito pelo senador Lasier Martins (PSD-RS). Para ele, a urna eletrônica não é confiável e a impressão do voto seria a única forma de auditar o resultado das eleições.

Além do ministro Luiz Fux, devem participar do debate especialistas em segurança de dados e advogados.

A reunião da CCJ acontecerá na sala 3 da Ala Alexandre Costa e também poderá ser acompanhada por meio do Portal e-Cidadania.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)