Gleisi Hoffmann defende candidatura de Lula à Presidência

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/03/2018, 16h40

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) defendeu nesta segunda-feira  (5) em Plenário a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República em 2018. Segundo ela, um cidadão só poderia ser impedido de ser candidato depois de esgotados os recursos e as instâncias de julgamento. Condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Lula pode ficar impedido de candidatar-se em decorrência da Lei da Ficha Limpa.

Gleisi mencionou uma pesquisa realizada pela CUT e Vox Populi, que ouviu duas mil pessoas, em 118 municípios, entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Segundo a senadora, os resultados mostraram que "a maioria do povo sabe que Lula foi condenado por juízes parciais"e que "46% acham que o juiz Sérgio Moro e os outros juízes tratam Lula de maneira mais dura do que tratam Michel Temer e Aécio Neves".

— 54% dos entrevistados da pesquisa Vox Populi acham que Lula deve ser candidato à presidente da República e 48% acha que o povo deve julgá-lo, que tem que ter direito de julgá-lo politicamente. É isso que a gente pede — disse Gleisi Hoffmann.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)