Medeiros festeja instalação de universidade em Rondonópolis

Da Redação | 01/03/2018, 14h08

O senador José Medeiros (Pode-MT) comemorou a criação da Universidade Federal de Rondonópolis. No Plenário, nesta quinta-feira (1º), ele disse que o estado de Mato Grosso está em pleno desenvolvimento e não pode viver eternamente da venda de commodities, como soja e outros grãos.

A nova unidade de ensino foi aprovada pelo Senado no último dia 27 e seguiu para a sanção do presidente Michel Temer. Trata-se de uma unidade autônoma, independente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

— Precisamos produzir conhecimento e não tem como fazer isso sem escola e sem academia. Já era necessária esta instituição há muito tempo — avaliou.

O parlamentar deu como exemplo a cidade de Detroit, nos Estados Unidos, que vivia somente do automóvel e hoje é uma cidade fantasma porque aquele ciclo se esgotou. Em compensação, na Califórnia, o Vale do Silício gerou uma explosão do conhecimento nos campos da ciência e da tecnologia.

José Medeiros ainda lamentou o fato de o estado de Mato Grosso ser carente em relação à infraestrutura. Ele disse que tem feito peregrinações pelos ministérios em busca de ajuda para resolver gargalos que afetam a produção.

— Em termos de infra é um estado pobre e tem muitas necessidades. Mato grosso precisa de energia, de estradas, se saúde — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)