Fátima comemora criação de universidades e pede revogação da Emenda do teto de gastos

Da Redação | 01/03/2018, 12h07

A aprovação de projetos que criam três universidades federais - em Jataí e Catalão (GO) e Rondonópolis (MT) - foi comemorada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) em discurso nesta quinta-feira (1º). As propostas, como ressaltou a parlamentar, foram apresentadas ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Fátima Bezerra também conclamou a sociedade a lutar pela revogação da Emenda Constitucional 95, que impôs o teto de gastos no orçamento do país, para que as conquistas educacionais possam ser realmente colocadas em prática. Com a emenda, destacou ela, o orçamento para a Educação diminuiu drasticamente e afetou o funcionamento e manutenção de universidades e centros de educação técnica em todo o país.

- A Emenda 95 não dialoga com o Plano Nacional da Educação. A agenda que esse país mais precisa é a agenda da educação. O Plano Nacional da Educação, aprovado no Congresso, está totalmente ameaçado em função da PEC do teto de gastos que simplesmente cortou, reduziu, tirou dinheiro da educação. Como vamos dar sequencia ao PNE? – questionou.

De acordo com a senadora, dois outros projetos que criam universidades federais do Delta do Parnaíba (PI) e em Tocantins serão os próximos a ser aprovados, levando o Brasil a ter 68 desses estabelecimentos de ensino. Ela lembrou que, do total, 23 foram criados nos governos do PT, sendo dez universidades somente na Região Nordeste, conhecida por suas carências sociais educacionais, às quais os governos do PT estavam atentos.

A senadora também comemorou, dentre a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Senado, a homenagem que será feita as 26 parlamentares constituintes, a chamada “Bancada do Batom”, que defenderam na elaboração da Carta os direitos das mulheres, dos trabalhadores e do povo brasileiro, disse Fátima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)