Romário pede mais atenção do governo aos portadores de doenças raras

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/02/2018, 16h29

O senador Romário (Pode-RJ) destacou em pronunciamento o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado sempre no último dia de fevereiro (28 ou 29, dependendo do ano). Romário afirmou que é difícil imaginar o drama vivenciado diariamente por famílias e portadores dessas doenças, especialmente contra a burocracia e o descaso do poder público.

O senador disse que tem insistido para a conscientização das autoridades sobre a importância dos investimentos públicos e da atenção especializada para quem tem algum tipo de doença rara.

Para Romário, falta sensibilidade, empatia e disposição política para compreender o problema e ajudar as pessoas que dependem de um “sistema de saúde enferrujado, desnutrido e mutilado pela corrupção”.

— Imagina, você que é trabalhador, que é mãe, que é filha, que precisa pagar aluguel, que precisa manter o emprego, que pega ônibus lotado, que mora numa favela e precisa correr para chegar em casa a salvo, a salvo das balas perdidas. Imagina que, além de tudo isso, você tem uma doença rara, em você ou na família, uma doença que o impede de trabalhar, que o joga em uma cama por dias, semanas e muitas vezes pelo resto da vida — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)