Telmário Mota anuncia realização de sessão no Plenário sobre 'fake news'

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/02/2018, 15h52

O senador Telmário Mota (PTB-RR) anunciou nesta terça-feira (27) que, no dia 7 de março, às 13 horas, haverá uma sessão temática no Plenário para discutir os efeitos das notícias falsas na política e nas eleições deste ano.

O assunto preocupa, disse o senador, pois a proliferação de notícias falsas, divulgadas na internet, pelas redes sociais, pode influenciar o voto dos eleitores e interferir no resultado das eleições.

Telmário Mota disse que muitos acreditam em tudo o que se divulga na internet, mesmo que a notícia seja falsa; e muitos não acreditam em nada, mesmo que a informação seja verdadeira .

Por isso, ele aproveitou para destacar a importância de que, diante de qualquer notícia por meio das redes sociais, as pessoas pesquisem a veracidade das informações.

O senador disse ainda que o Tribunal Superior Eleitoral debate a criação de um comitê especial para combater, rapidamente, os efeitos das chamadas fake news nas eleições de 2018.

— Não há que se falar em risco de que esse controle de proliferação de fake news se confunda com censura, pois esse controle já é feito em campanhas, através de provocação do Judiciário. assim, o que deve ser criado são medidas rápidas para evitar que essas notícias se alastrem e tomem proporções inimagináveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)