Raupp protesta contra demora na liberação de madeira legal retida pela PF

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/02/2018, 16h05

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) protestou contra a demora na liberação de madeira de origem legal apreendida há cerca de 70 dias numa ação conjunta da Polícia Federal, Ibama e Ministério Público Federal. Segundo Valdir Raupp, nessa ação realizada nos portos de Chibatão e Superterminais, foram apreendidos 440 contêineres com cerca de 10 mil metros cúbicos de madeira destinada à exportação para a Europa e Estados Unidos.

Valdir Raupp ressaltou que, além de prejudicar o meio ambiente, o contrabando enfraquece a própria atividade extrativista legal de madeira. Por isso, ele reconheceu a importância da fiscalização. O senador disse, no entanto, que é preciso “separar o joio do trigo” e que o combate às ilegalidades do extrativismo não pode perder de vista os madeireiros que trabalham honestamente.

Embora a Justiça Federal tenha determinado a perícia para liberação do material num prazo de 30 dias prorrogáveis por mais 30, Valdir Raupp reclamou que a carga continua retida, porque o trabalho caminha a passos lentos.

- Não se pode perder de vista que há uma parcela expressiva dos madeireiros que cumpre todas as determinações e especificações legais, e não pode, não deve, não merece pagar pelas ilicitudes alheias - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)