Ana Amélia pede extensão do prazo para repactuação do Funrural

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/02/2018, 15h02

A senadora Ana Amélia (PP-RS) espera que o governo prorrogue o prazo para que os produtores rurais façam a adesão ao parcelamento das dívidas do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

O prazo acaba no dia 28 de fevereiro. Mas devido ao Carnaval, às dificuldades de atendimento na Receita Federal e das complicadas regras da repactuação, os produtores pediram ao governo um tempo maior para decidirem sobre a adesão.

— Os próprios contadores dizem que o detalhamento técnico é tão grande, existem tantas modificações e tantos detalhes, que eles próprios estão confusos para interpretar essas modificações — afirmou a senadora.

Ajuda a venezuelanos

Ana Amélia também sugeriu que o governo federal compre a preço de mercado os estoques de arroz e leite em pó de produtores gaúchos e destine esses produtos aos venezuelanos que vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida.

Dessa forma, o governo resolveria o problema da fome que atinge os venezuelanos e evitaria que agricultores familiares deixassem suas atividades por causa do prejuízo causado pela diferença entre o custo de produção e a receita obtida com a comercialização do arroz e do leite, explicou.

— Claro, isso sem descuidar da merenda escolar, que poderíamos usar também esses estoques de arroz e de leite, pois o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz e de arroz irrigado, cujo custo de produção é maior que o de outras regiões do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)