Wellington Fagundes pede prioridade para a modernização dos portos

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/02/2018, 18h11

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) disse nesta segunda-feira (19) em Plenário que a modernização dos portos brasileiros é indispensável para o crescimento econômico, já depende deles a maior parte das nossas exportações.

Nesse sentido apontou o bom exemplo de portos como o de Los Angeles, nos Estados Unidos, e de Papeete, no Polinésia Francesa, que acaba de visitar, na condição de presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem e integrante da Comissão de Serviços de Infraestrutura.

Wellington Fagundes disse que em Los Angeles todos os recursos que são arrecadados no porto são reinvestidos nas próprias instalações portuárias, e não usados com outros objetivos. Também ressaltou a permanência das autoridades portuárias por um longo tempo em suas funções, ao contrário do Brasil, onde existe uma grande rotatividade.

Após classificar o decreto dos portos como um grande avanço, o senador reconheceu que os portos brasileiros ainda precisam melhorar muito sua eficiência.

— Na luta por uma logística adequada ao tamanho da capacidade do nosso país, precisamos incorporar a modernidade dos nossos portos, de forma reduzir o tempo de armazenamento de carga, o que permite e consiste em melhoria na movimentação e também nos sistemas aduaneiros. Não podemos mais continuar pecando, por exemplo, pela demora na liberação de cargas nos nossos portos, índice que está acima da média mundial — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)