Capiberibe questiona intervenção no Rio e aponta incoerência do governo Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/02/2018, 17h26

Em discurso nesta segunda-feira (19), o senador João Capiberibe (PSB-AP) criticou a falta de política do governo federal para a segurança pública, afirmando que a intervenção federal  no Rio de Janeiro é somente uma medida para desviar a atenção dos cidadãos.

Capiberibe disse que só seria favorável à medida se o interventor, general Braga Netto, tivesse a liberdade para prender a cúpula do governo fluminense, incluindo o governador, Luiz Fernando Pezão.

— A começar com o governador. Mandar pra cadeia a cúpula da Assembleia Legislativa e do Judiciário no Rio de Janeiro. Aí, sim, aí eu concordaria. Depois, o general Braga iria se ocupar do tráfico. Porque, enquanto tiver esse time jogando no Rio de Janeiro, não tem Exército brasileiro, nem exército no mundo que consiga controlar a violência no Rio de Janeiro.

Segundo o parlamentar, o governo delega aos estados o dever de garantir a ordem e a segurança dos cidadãos por não ser capaz de cumprir essa missão. Para Capiberibe, além de ter acontecido contra a vontade dos militares, a intervenção do Exército no Rio de Janeiro não resolverá os problemas do estado.

Ele salientou o corte orçamentário feito pelo governo nas verbas destinadas à segurança pública e questionou o critério do presidente da República, Michel Temer, para decretar a intervenção, lembrando que a taxa de homicídios de vários outros estados é superior à do Rio de Janeiro, que é de 37,6 mortes por 100 mil habitantes, contra 49,6 homicídios por 100 habitantes no seu estado, o Amapá (o quinto estado mais violento), e 64 homicídios por 100 mil habitantes em Sergipe, por exemplo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)