Telmário Mota critica descaso do governo federal com crise humanitária em Roraima

Da Redação | 08/02/2018, 11h09

O senador Telmário Mota (PTB-RR) criticou a omissão do governo Michel Temer em relação aos problemas enfrentados por Roraima com a chegada em massa de migrantes venezuelanos. Segundo ele, é inadmissível o descaso com o estado que viu sua população saltar de 520 mil para 600 mil habitantes em poucos meses.

Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (8), Telmário disse que Roraima está pagando um preço elevado, diante de um exército de pessoas que estão fugindo da fome e ocupando os sinais, praças, ruas, escolas e hospitais.

— Essas pessoas ocupam os corações e as mentes dos roraimenses, que são solidários a esses imigrantes forçados. Mas o governo federal está de braços cruzados. Parece que nada está acontecendo, apesar de o estado estar à beira do colapso.

Segundo ele, as autoridades locais estavam esperando a chegada de uma comitiva de ministros a Boa Vista; todavia, os representantes do Executivo estavam indo para Suriname e pararam na capital apenas por conta de uma necessidade técnica da aeronoave.

— Essa missão dos ministros mais uma vez criou falsas expectativas. Lamento que eles tenham feito apenas uma parada técnica e não valorizaram a importância da situação. Roraima exige do governo federal uma solução, com saída estratégica de caráter definitivo para esse grave problema humanitário — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)