Pedro Chaves lamenta violência no RJ e pede ações de vigilância nas fronteiras

Da Redação | 08/02/2018, 11h47

O senador Pedro Chaves (PSC-MS), em discurso nesta quinta-feira (8), lamentou e se compadeceu da população acuada com a escalada de violência vivenciada nos últimos dias no Rio de Janeiro. O senador disse estar chocado com as cenas de conflito armado e sugeriu uma atuação conjunta dos estados brasileiros, da União e até mesmo dos países fronteiriços para, com ações de inteligência, frear a entrada de armas, drogas e contrabando no país.

Na opinião do senador, os problemas não podem ser restritos ao enfrentamento localizado, pois se originam nas fronteiras com países historicamente produtores de drogas e que atuam com o contrabando, especialmente de armamento. É preciso atuar nesses locais para uma diminuição generalizada da violência no país.

— Os traficantes não fabricam armas nem drogas, tanto o armamento quanto os entorpecentes que vendem chegam pelas fronteiras, graças a policiamento ineficiente e incapaz — declarou.

O parlamentar conclamou o governo federal, que vive uma “espécie de letargia”, a impedir que as armas e drogas entrem pelas fronteiras. Sugeriu o fortalecimento da Polícia Federal, cujo efetivo está defasado, e consequente envio de mais servidores para vigiá-las. Mencionou até mesmo a criação de uma “Polícia Nacional de Fronteiras”, a integração dos órgãos de inteligência do país e, principalmente, o estreitamento das relações com os países vizinhos como Paraguai e Bolívia, buscando promover ações conjuntas que coíbam o comércio ilegal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)