José Medeiros critica burocracia do Ibama e pede demissão da presidente do órgão

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/02/2018, 17h58

O senador José Medeiros (Pode-MT) defendeu a demissão da presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Suely Guimarães de Araújo, alegando dificuldades impostas pelo órgão no licenciamento de projetos importantes. Ele citou o caso de uma rodovia em Mato Grosso que não sai do papel há oito anos, mesmo o projeto tendo sido aprovado pelo órgão ambiental estadual.

Segundo José Medeiroso, isso aconteceu porque, primeiramente, o Ministério Público e, em seguida, o Ibama, "por vaidade", questionaram a competência do órgão estadual para a emissão do estudo de impacto ambiental. Para que o processo não se estendesse, a Advocacia-Geral da União firmou um acordo com o Ibama e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para acabar com o impasse, disse o senador.

No entanto, com a demora do processo, informou o senador, o Ibama agora exigiu um outro estudo de impacto ambiental como condição para liberar o projeto.

- Nós lutamos, derrubamos um governo, trocamos as pessoas achando que iria destravar, e entra lá uma pior do que a outra que lá estava. É por isso que eu digo: se eu fosse do governo federal, eu tirava essa presidente imediatamente. Está travando o estado de Mato Grosso e está travando o Brasil - afirmou.

Manganes de Guiratinga

José Medeiros lamentou ainda os prejuízos sofridos pelo município de Guiratinga, localizada no sul do Mato Grosso, onde a produção de manganês está sendo comprada "a preço de brita" por empresas de Minas Gerais.

Segundo o senador, se nada for feito, o município continuará sendo lesado pelos próximos anos. José Medeiros informou que o secretário da Fazenda do estado de Mato Grosso já foi avisado, mas o assunto não progrediu. O senador sugeriu ao prefeito que não permita mais a venda de manganês para outro estado a preço abaixo do que realmente vale.

- Eu tô querendo só que Guiratinga receba o seu quinhão. Os empresários de Minas são grandes empresários, não precisam explorar um pequeno município do interior do Mato Grosso pra se dar bem - disse o senador.

Nova Mutum

José Medeiros registrou que a cidade de Nova Mutum, na região central do Mato Grosso conta com um centro de atendimento à primeira infância de alto nível. Ele informou que, como presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, participou de cursos no Brasil e no exterior sobre o tema.

Medeiros também foi aos Estados Unidos e ao México visitar centros de referência de cuidados com a criança. De acordo com o senador, a unidade de Nova Mutum é melhor do que as do exterior em termos de estrutura física.

O senador também informou que a Prefeitura de Nova Mutum construiu um núcleo urbano e instalou uma subprefeitura no assentamento Pontal do Marape. Ele pediu ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária que agilize a regularização fundiária do local, pois os moradores já teriam cumprido as exigências para receber a titulação das terras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)