Governos não podem enfrentar escalada da violência sozinhos, diz Jorge Viana

Da Redação | 08/02/2018, 12h47

Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que o Brasil vive uma guerra civil, onde o número de assassinatos, somente em 2017, foi de 62 mil. Saldo muito maior do que o resultado da bomba atômica que atingiu o Japão em 1945, disse o parlamentar.

Para Jorge Viana, todos os políticos devem colaborar para a compreensão da violência que atinge o país e propor soluções para o problema. Ele criticou o corte de verbas do governo federal para a área da segurança pública e afirmou que um governo de Estado não tem condições de enfrentar as organizações criminosas sozinho.

Ao elogiar a aprovação pelo Senado do projeto de lei complementar que obriga a instalação de bloqueadores de sinal de telefones celulares em presídios, Jorge Viana lembrou que o governador do Acre, Tião Viana, já havia implementado a medida em todos os presídios do estado.

- Ontem, os colegas senadores do Acre falaram sobre esse tema. Eu os cumprimento por isso, é importante, mas acho que, mesmo num ano eleitoral, nós devemos separar as coisas. Eu acho que querer passar para governos de Estado ou prefeitos a responsabilidade exclusiva sobre o aumento da violência é não enxergar o que está ocorrendo no Brasil – comentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)