Ana Amélia homenageia produtora cultural Eva Sopher

Da Redação | 08/02/2018, 14h28

Em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (8), a senadora Ana Amélia (PP-RS) homenageou Eva Sopher, a presidente da Fundação Theatro São Pedro, que morreu na noite desta quarta-feira (7), aos 94 anos, em Porto Alegre. A produtora cultural era considerada a eterna guardiã do teatro. A senadora apresentou requerimento para encaminhar votos de pesar à família.

— Ela foi a grande mentora da restauração e recuperação de uma das obras mais importantes da nossa querida capital, o Theatro São Pedro — destacou.

Nascida em Frankfurt, na Alemanha, em 1923, Eva Sopher foi uma importante empreendedora cultural que adquiriu nacionalidade brasileira em 1950. Uma década depois, escolheu a capital gaúcha para viver e trabalhar. Em Porto Alegre, reativou o Pro Arte, organizava concertos, espetáculos de teatro e apresentações de grandes orquestras. Sua casa se tornou um ponto de reunião de intelectuais.

— Dona Eva, como era carinhosamente chamada, deixa um legado e é digna de respeito e homenagem de todos os gaúchos — concluiu Ana Amélia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)